Header Ads

Noções básicas de roteiro em quadrinhos

Como roteirista, vejo muitos roteiros de muitos escritores diferentes. Acima de tudo, simplicidade e especificidade são as que criam a melhor forma. Muitas vezes, o editor e o letrista precisam vasculhar um roteiro mal formado e arrumá-lo antes da próxima etapa do processo criativo. Erros comuns são provavelmente o resultado de não ver a forma de outros escritores; muitos freelancers de quadrinhos tendem a trabalhar no vácuo. Os roteiros de quadrinhos compartilham suas raízes com dramaturgia / roteiros pra tv e cinema, mas têm algumas diferenças específicas, como você verá.

Quando comecei a pensar em montar um artigo, o trabalho de Fred Van Lente veio à mente como provavelmente o melhor exemplo de roteiro com o qual trabalho atualmente. Os bons hábitos de Fred e a atenção aos detalhes tornam o trabalho com um de seus roteiros um verdadeiro prazer e uma explosão de leitura! Fiquei emocionado quando Fred (e Dark Horse ) me deram permissão para usar a página a seguir do BRAIN BOY # 1.

Abaixo, você verá uma página do script de Fred, escrita no MS Word, (o padrão do setor), que numerou marcadores correspondentes a um detalhamento abaixo.


1) Um cabeçalho da página com o título do livro, número e nome do escritor.

2) Cada nova página de roteiro deve começar em uma nova página de documento. E você não pode perder o número da página quando é grande e em negrito. Muitas vezes, tenho que percorrer um script para procurar uma nota ou direção. Números de páginas grandes ajudam tremendamente.

3) Os números do painel são quase tão ousados ​​e claros quanto o número da página.

4) As descrições dos painéis geralmente não precisam ser tão longas, a menos que seja realmente necessário. As ações dos personagens devem estar aqui, (não na área de letras; veja #6), defina a direção e, se necessário, notas para os outros membros da equipe criativa.

5) Além disso, a era digital nos deu a maior fonte de referência a que os criadores de quadrinhos já tiveram acesso. Links para fotos de referência também devem ser incluídos na descrição do painel.

6) Sob a descrição de cada painel, está a área de letramento. Tudo o que precisa ser escrito vai aqui.

7) Cada item na área de letramento deve ser numerado. Se o editor estiver colocando posicionamento de letramento, esses números corresponderão aos canais enviados para o letrista.

8) A chamada de cada item de rotulação e quaisquer descritores como estes:

PERSONAGEM (FORA), significa que o personagem está falando fora do painel.

PERSONAGEM (SUSSURO), auto-explicativo.

PERSONAGEM (EXPLOSÃO), significando que o diálogo é gritado e deve estar em um balão estourado.

PERSONAGEM (FRACO), o diálogo do personagem deve ser diminuído.

PERSONAGEM (CANTO), auto-explicativa. Geralmente acompanhado por notas musicais.

9) Como o diálogo, as legendas têm seus próprios descritores:

NARRAÇÃO ou LEGENDA (PERSONAGEM), auto-explicativa. Os pensamentos interiores de um personagem.

LEGENDA (HORA / LUGAR), como "Nova York, 2013".

LEGENDA (VOZ LONGE), significando que o personagem está falando, mas não está no local mostrado no painel atual.

10) SFX, significa que terá algum "efeito sonoro" ou efeito especial.

11) O diálogo deve ser recuado, NÃO tabulado. Se você usar guias, o letrista deve executar pesquisas de localização / substituição no documento para excluí-las todas antes do letramento. (Para usar recuos no MS Word, acesse: Formato / Parágrafo / Recuos e espaçamento. ) O diálogo também deve ser escrito em maiúsculas e minúsculas, não em CAPS.

12) O diálogo que deve estar em negrito nos quadrinhos, deve estar em negrito e / ou sublinhado no script. Se você usar maiúsculas para o diálogo em negrito, o letrista precisará convertê-lo em maiúsculas e minúsculas antes de escrever.

13) O diálogo não em inglês deve estar em itálico. Blocos inteiros de diálogo traduzidos para o inglês devem começar com <e terminar com a> e geralmente são acompanhados por uma legenda explicando qual idioma está sendo falado.

Como você pode ver, a simplicidade e o bom senso ditam as regras. Assim que um roteiro é entregue, é o critério para o resto de toda a equipe criativa. Queremos poder absorver a história que você está contando com o mínimo de desordem ou confusão. Isso torna nossos trabalhos muito mais fáceis.

Se você quiser uma cópia dos excelentes modelos de script em quadrinhos do MS Word de Fred Van Lente gratuitamente, visite esta página do site dele!

Agora, vamos dar uma olhada em como essa página com script saiu nos quadrinhos finalizados ...

Gostaria de agradecer a Scott Allie, Simon Bowland, Jeff Powell, Jim Gibbons e, é claro, Fed Van Lente, por suas contribuições.

BRAIN BOY ™ e © Dark Horse Comics, Inc.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.