Header Ads

Como saber qual programa está usando e impedindo que você desconecte o USB no Windows

Informamos como saber qual programa está usando o USB conectado e que nos impede de desconectá-lo com segurança.

Usando uma ferramenta básica do Windows, é possível saber qual programa está usando o USB que queremos desconectar.
Uma recomendação clássica ao trabalhar com pen drives é desconectá-lo do Windows antes de puxar a conexão; em outras palavras, pressione "Ejetar" no Gerenciador de Arquivos ou na área de notificação.

Como corrigir o problema "Este dispositivo está sendo usado no momento."

Mas certamente aconteceu com você que o Windows mostrou uma mensagem de erro; Acontece que há um aplicativo que ainda está gravando no dispositivo. Se você remover o pen drive, corre o risco de perder dados ou a transferência não está completa.


O problema é que há muitas vezes em que o Windows não permite remover o dispositivo USB , embora, em teoria, não exista nenhum programa para usá-lo; Mesmo se acreditarmos que temos todos os aplicativos, ainda existe um processo.
Felizmente, o Windows possui um programa para saber tudo o que está acontecendo em nosso sistema; É chamado de Visualizador de Eventos e é uma das ferramentas com mais potencial instalado por padrão. Embora isso implique que seja algo complexo para o usuário médio.

O Visualizador de Eventos nos permite saber qual programa o USB está usando


Para começar, abriremos o Visualizador de Eventos, procurando-o simplesmente no menu Iniciar. A janela que abrirá é dividida em quatro. O Visualizador de Eventos nos permite ler os arquivos "log", nos quais o Windows grava tudo o que está acontecendo; Os logs geralmente são úteis para os administradores saberem se um processo está falhando.

 No lado esquerdo, expandimos a seção "Logs do Windows" e clicamos em "Sistema".

Em seguida, no lado direito, "Ações", clique em "Filtrar log atual...".


Outra janela será aberta. Na caixa "<Todos os ID. do evento> ”, escreva“ 225 ”e clique em“ Aceitar ”. Dessa forma, filtraremos entre todos os registros, aqueles relacionados aos eventos 225. O Windows cataloga com esse número os eventos causados ​​por falhas na extração de unidades USB.


Veremos que a lista de eventos na parte central agora é mais curta. Os últimos eventos produzidos estarão no topo; basta clicar em um deles e olhar para baixo, na guia "Geral".
Vamos ler algo semelhante a este:
“O aplicativo \ Device \ HarddiskVolume1 \ Arquivos de Programas (x86) \ qBittorrent \ qbittorrent.exe com o ID. 3252 interrompeu a remoção ou ejeção do dispositivo USB \ VID_1058 & PID_0837 \ 57583131413136504A525558. ”



A chave existe no nome do arquivo “.exe”, ou seja, o nome do programa que a unidade USB ainda usa , mesmo que você não tenha notado. No meu caso, é o cliente de torrent qBittorrent.
bloqueio do windows usb 7

O próximo passo seria fechar o aplicativo que foi deixado aberto; Pode estar na área de notificação e não na barra de tarefas.

Ou pode ter falhado por algum motivo; nesse caso, você pode pressionar Ctrl + Alt + Delete para abrir o Gerenciador de tarefas. Você pode encontrar o programa na guia "Processos" e fechá-lo com "Concluir tarefa". Se ele ainda não fechar, você pode ter encontrado um erro e não tem outra opção a não ser reiniciar o sistema.


2 comentários:

  1. Me salvou! Descobri q o software RGB Fusion da Gigabyte estava "prendendo" meu pen drive! Não sei por qual motivo ele estaria fazendo isso. Suspeito...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por isso! Salvou demais.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.