Header Ads

Terminologia dos Quadrinhos


Inspirado nesse vídeo, decidi fazer uma postagens dos termos que são usados no meio Quadrinhos e Mangás.

Annual = Edição costumeiramente lançada no final do ano, com o dobro ou um pouco a mais de páginas que o normal, como uma forma de comemorar o fechamento do ano.

Antologia = Várias histórias diferentes em uma mesma edição.

Arco (saga) = São histórias divididas normalmente em várias edições com continuação até sua conclusão.

Artist's Edition = Edição do Artista, tamanho gigantesco com o tamanho original da página que o artista desenhou, normalmente sem a arte-final, sem finalização e sem balões, podendo conter storyboard e thumbnail.

Banda Desenhada = É o termo para se referir a Quadrinhos na França, Bélgica, Portugal e outros países da Europa.

Comics = É um termo utilizado para se referir a quadrinhos, aqui no Brasil chamados de Quadrinhos, História em Quadrinhos, HQ ou Gibi.

Crossover = Quando personagens distintos se encontram em uma mesma história, podendo ser uma simples aparição ou para um evento muito grande. Pode ser considerado crossover também quando uma mesma história se passa em revistas diferentes

Dust Cover ou Jacket = Sobrecapa ou Luva, é o quadrinho que vem com uma capa removível cobrindo a HQ.

Ecchi ou Etchi = É um termo japonês que refere-se a relação sexual ou amostra de muita sensualidade.

Fandom = É um termo usado para se referir a uma subcultura composta por fãs caracterizados pela empatia e camaradagem por outros membros da comunidade que compartilham gostos em comum.

Fanzine / Doujinshi = É uma publicação periódica produzida por artistas independentes para um público específico, podendo ser dedicados a uma determinada franquia, trazer informações e até mesmo fanfics, normalmente fanzines não tem interesses comerciais, distribuídos de forma gratuita ou apenas com os custos para despesas.

Formato Magazine = É um formato com as dimensões maiores.

Fumetti = É o termo para se referir a Quadrinhos na Itália.

Gekigá = Termo usado para se designar mangás adultos, que contém violência, sexo, nudez, drogas e temas mais adultos.

Graphic Novel / OGN (Novela Gráfica) = História com começo, meio e fim, mas maior número de páginas que uma one-shot. O termo Graphic Novel é mais utilizado pra edições separadas que foram lançadas depois como Graphic Novel e Original Graphic Novel para edições que já foram lançadas como Graphic Novel.

Hardcover (HC) = Capa dura, qualquer edição que tem capa dura, pode ser Graphic Novel, Single Issue, TPB, Antologia...

Harém, hāremu = É um gênero de anime e mangá que apresenta um personagem masculino ou feminino, que vive rodeado por várias personagens do sexo oposto. Normalmente, são comédias românticas, mas podem se tratar de outros tipos.

Hentai = É empregado com referência a mangás e animês que tenham forte conteúdo sexual. E há diversos outros sub-gêneros:
  • Bara (Mens' Love ou ML, também chamado gei comi, para homens gays)
  • Futanari (Hermafroditas) - Este gênero apresenta garotas com o órgão sexual masculino que pode ter sido adquirido através de qualquer meio, seja ele médico, tecnológico ou até mesmo sobrenatural, as vezes elas são Hermafroditas ou Intersexuais, porém em algumas histórias a garota pode ser normal e ter conseguido o órgão sexual masculino através de alguns dos meios citados.
  • Toddlercon (Meninos e meninas - bebês ou crianças muito pequenas)
  • Loli-con (Meninas - crianças ou adolescentes)
  • Shota-con (Meninos - crianças ou adolescentes)
  • Kemono (Animais) (no ocidente também conhecido como Yiff)
  • Guro (grotesco, pode envolver violência e scat)
  • Netorare - É um gênero em que a intenção é causar uma emoção de inveja profunda ou angústia no leitor. Uma tradução direta dos resultados da palavra na definição: "tendo o seu amante tirado de você" ou "ter algo tirado de você enquanto você dorme". Isso é muitas vezes realizado por ter protagonista principal é amado um seduzido longe deles, com ou sem o seu conhecimento.
Isekai = Literalmente "mundo diferente" é um subgênero de light novels, mangás, animes e jogos eletrônicos de fantasia caracterizado por um protagonista normal (geralmente um habitante contemporâneo da Terra) sendo transportado ou preso em um universo paralelo. O conceito se origina de obras como o romance Alice no País das Maravilhas, de 1865, e desde então vem assumindo diversas formas e alterações.

Josei = É a definição dada aos mangás normalmente voltados para o público feminino adulto. Enquanto revistas para meninas são chamadas de shōjo, para meninos são chamadas de shōnen, e para homens Seinen. O Josei é um amadurecimento do shōjo.

Kanzenban = Termo utilizado no Japão para se referir a encadernados com mais páginas e com um acabamento melhor que o Tankobon, no Japão tem o costume de se incluir algumas páginas coloridas e extras.

Kodomo = é um gênero de mangá voltado para o público infantil. Mangás infantis também são conhecidos como kodomomuke manga (literalmente mangá(s) para crianças).

Limited Series / Mini-series = Séries Limitadas ou minisséries, é a série que já tem uma programação de quantas edições serão lançadas, sendo utilizada para quando uma série tem poucas edições. Costuma ter por volta de 6 a 11 edições.

Mahō shōjo = É um sub-género de anime e mangá shōjo e um tipo de personagem feminina jovem com poderes mágicos. Exemplos famosos de animes dessa categoria são Sailor Moon, Cardcaptor Sakura, a franquia Pretty Cure, Guerreiras Mágicas de Rayearth e Demashita! Powerpuff Girls Z.

Mahō shōnen ou Magical Boy = É um tipo de personagem fictício em animes e mangás, jovem, com poderes mágicos e do sexo masculino. Seu correspondente feminino são as mahō shōjo (Magical Girl).
Mangá = É o termo para se referir a Quadrinhos no Japão, que tem o sentido oriental de leitura (da direita para a esquerda).

Mangaká = Artistas que trabalham com mangá, seja roteirista ou desenhista.

Manwha = É o termo para se referir a Quadrinhos na Coréia do Sul, que tem o sentido oriental de leitura (da direita para a esquerda).

Maxi-series = São séries que costumam ter mais de 6 volumes (como as Limited Series),  normalmente tem de 12 edições ou mais.

Megassaga ou Evento = É a história mais importante de uma editora lançada naquele período de tempo, normalmente mudam tudo, misturam personagens e acontecem muitos crossovers.

Mix = Mistura de histórias na mesma edição.

Omnibus = Edição Coletiva, compilam sagas inteiras ou trabalhos inteiros de artistas, em um formato enorme em apenas uma ou poucas edições.

One-shot = Edição única, história com começo, meio e fim, história fechada, normalmente em edição econômica.

Ongoing series = Uma série em andamento ou série contínua é uma série que não foi definida quantas edições terá. Isso contrasta com as séries limitadas (uma série destinada a terminar após um certo número de edições), uma one-shot (uma história em quadrinhos que não faz parte de uma série em andamento), uma graphic novel ou uma brochura comercial. No entanto, uma série de romances gráficos também pode ser considerada em andamento. O termo também pode se referir informalmente a uma série limitada atual ou incompleta com um número predeterminado de edições.

Reboot = Recomeçar um personagem ou título ignorando parcialmente ou tudo que aconteceu antes.

Retcon = Mudança na origem estabelecida ou algo marcante em uma história canônica em um período de tempo depois.

Run = É uma fase de uma personagem ou título escrita por um artista.

Seinen ou mangás seinen = São séries de mangá voltadas para o público masculino adulto. Em japonês, a palavra "seinen" significa literalmente "jovem", apesar de a mesma também ser usada para descrever o público-alvo de revistas de mangás como Weekly Manga Times e Weekly Manga Goraku, que se destinam a homens de 20 a 50 anos. Mangás seinen são diferentes de mangás shōnen (destinados a garotos mais jovens), apesar de alguns mangás seinen, como xxxHolic, apresentar algumas semelhanças com mangá shōnen. Os principais gêneros de mangás seinen são ação, fantasia e ficção científica, além de comédia e esportes. O equivalente feminino de mangás seinen são os mangás josei.

Slice of life em português fatia de vida = É uma frase que descreve o uso do realismo mundano que representa experiências quotidianas em arte e entretenimento.

Shōjo, shojo, ou shoujo manga = É um tipo de mangá comercializado para um público feminino, normalmente entre as idades de 12 e 18 anos.

Shonen ou shounen manga = é um mangá direcionado para o público jovem masculino. A categoria apela para uma grande faixa etária, embora seu público primário esteja na faixa de idade de 12 a 18 anos . O mangá shonen foi considerado a forma mais popular de mangá e, embora direcionado a meninos, muitas meninas também se interessam por esse segmento. O seu equivalente feminino é chamado shojo.

Single Issue = Edição separada, normalmente é lançada por capítulo e faz parte de uma saga ou faz parte de um volume mas foi lançada apenas aquela parte. Podendo também ser um one-shot.

Splash Page = É uma arte de página inteira ou de página dupla, inicialmente eram utilizadas apenas para abrir o capítulo mas depois começaram a ser utilizadas em qualquer momento da história, quando um autor quer destacar um acontecimento ou algo chocante ou uma revelação bombástica.

Storyboard = basicamente o rascunho da página do artista antes da finalização.

Tankobon ou Tanko = Termo utilizado no Japão para se referir a encadernados mais econômicos.

Tebeo = Termo pelo qual são conhecidos na Espanha, as histórias em quadrinhos, é uma adaptação fonética de TBO, uma revista em quadrinhos de longa data (1917-1983), e soa como "te veo" (te vejo).

Thumbnail = É uma miniatura de como será as páginas, com sua estrutura e de que forma será feito todo o quadrinho.

Tie-in = É um quadrinho ou história que faz parte de uma saga, mas não é necessário para entender a história central da saga.

Trade Paperback (TPB) = Capa cartão, é um encadernado no formato americano que utiliza capa cartão e compila várias edições separadas (Single Issues) em uma versão mais econômica.

Variant Cover = Capa variante ou alternativa, quando uma edição tem várias capas diferentes.

Volume = É uma divisão que há para HQs que são em série, contando com um conjunto de edições lançadas em cada período.

Webcomics, Quadrinhos on-line, Web quadrinho = É um termo para histórias em quadrinhos cuja publicação é veiculada pela Internet. Portais conhecidos de webcomics:

Webtoon = É um termo usado para descrever webcomics ou manhwas sul-coreanos que são publicados online. Estes serviços regularmente disponibilizam webtoons de maneira gratuita.

Webzine, E-zine = É um termo para "fanzine eletrônico".Trata-se de uma publicação periódica, distribuída por e-mail ou postada num site.

Yaoi = Também conhecido em wasei-eigo em japonês: Boys' Love ou BL é um gênero de publicação que tem o foco em relações homoafetivas entre dois garotos. O termo se originou no Japão e inclui mangá, anime, romances e dōjinshis. O Yaoi se expandiu para além do Japão; materiais podem ser encontrados nos Estados Unidos, assim como em nações ocidentais e orientais ao redor do mundo.

Yuri = é um gênero de mangá e anime que descreve relações românticas entre mulheres. O termo Yuri também é conhecido pelo termo shoujo-ai, que é um termo mais usado para conteúdo mais leve sem nada explícito ou pornográfico. Porém, há também o termo Yuri Orange, que é usado para descrever um conteúdo que a cenas explícitas e pornográficas, referente ao amor de duas garotas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.