Header Ads

Gramática e Tradição em Quadrinhos

Nate Piekos cria fontes para quadrinhos. Durante sua carreira de letrista de quadrinhos (escrevendo e compondo o diálogo e outros textos), Piekos sintetizou um conjunto de regras e convenções do comércio. Em seu novo artigo Gramática e Tradição em Quadrinhos , Piekos compartilha o que aprendeu:

Letramento de quadrinhos tem algumas tradições gramaticais e estéticas que são únicas. O que segue, é uma lista que todo letrador eventualmente se compromete com seu próprio arquivo mental de referência. A maioria destes pontos são uma tradição estabelecida, polvilhada com tendências modernas e um pouco de minha própria opinião tendo escrito profissionalmente durante alguns anos. A maioria dessas ideias foi estabelecida pela Marvel e pela DC, mas as opiniões variam de editor para editor, mesmo dentro da mesma empresa. Muitas vezes me pedem para dobrar ou quebrar essas regras com base no que "sente" melhor ou, mais provavelmente, nas restrições de espaço dentro de um painel.

Como letrador, você eventualmente verá roteiros de escritores que não conhecem esses padrões ou não estão interessados ​​neles. (Embora eu ache que os melhores escritores são bem versados ​​nesses pontos.) Cabe a você identificar e consertar isso no caso de o editor sentir falta deles.



Asteriscos
Um asterisco que aparece no diálogo faz referência a uma nota do editor; uma legenda em algum outro lugar no painel ou na página. Estes geralmente informam o leitor que mais informações podem ser encontradas em uma edição separada ou em outra revista em quadrinhos, ou explicam um acrônimo.



Caudas de balão
Se for possível, uma cauda de balão deve apontar para a boca de um personagem como se uma linha invisível continuasse passando do final da cauda até o rosto. Apontá-lo na área geral do personagem (sua mão, perna, etc.) deve ser evitado, se possível. Uma cauda deve terminar em aproximadamente 50-60% da distância entre o balão e a cabeça do personagem.




Negrito itálico
Não há quase nenhum negrito simples no diálogo de quadrinhos. Normalmente, negrito itálico é usado quando a ênfase é colocada em uma palavra. Ocasionalmente, você pode usar uma fonte de diálogo não tradicional que funcionará melhor com negrito simples. Eu encontrei isso na maioria das vezes em livros indie / underground com sua própria aparência muito específica.




Quebrando Fronteiras
Semelhante a bordas , esta escolha estilística consiste no interior branco de um balão quebrando no branco das calhas do painel. Isto é determinado completamente por preferência, mas parece ser mais predominante na letra da mão. Eu suspeito que isso ocorra porque, em geral, isso adiciona um número extra de etapas que podem levar tempo para serem executadas de maneira correta e limpa. Mas lembre-se: se as calhas de um livro não são brancas, você pode se deparar com o problema de não ser consistente durante todo o processo.





Marcas de respiração (AKA, bigodes, vaga-lumes, pés de galinha)
As marcas da respiração são geralmente três pequenos traços empilhados verticalmente que vêm antes e depois de algum tipo de tosse ou espirro. A palavra com as marcas de respiração em torno dela pode estar em itálico , emminúsculas ou em negrito . Parece não haver regra dura e rápida para estes.Eu geralmente em itálico e se a tosse fica muito ruim, eu uso negrito. Se você usa um conjunto de abertura e fechamento sem nenhuma palavra no meio, você obtém um símbolo que se parece com uma minúscula bolha que indica morte ou inconsciência de um personagem. Isso geralmente é usado para terminar o texto em um balão ondulado .





Balões de Explosão (também conhecido como, Balões de Grito)
Balões de explosão são usados ​​quando alguém está gritando em seu diálogo. Eles tendem a ser mais irregulares e caóticos do que o balão de rádio , talvez com um traço mais pesado. O diálogo do balão de ruptura é muitas vezes ousado com certas palavras ampliadas ou sublinhadas para uma ênfase ainda maior. Uma variação menos forte no balão estourado é um balão regular com uma pequena explosão onde a cauda encontra o balão.




Balões Coberto (também chamado de, ancoragem, forro superior, forro lateral)
Esta é a melhor arma do seu arsenal para combater as restrições de espaço.Essencialmente, alguma parte de um balão é cortada e colocada contra a borda. Útil quando um escritor lhe deu o endereço de Gettysburg e o artista lhe deu um dedal para ajustá-lo. Alinhar à esquerda, centralizar ou alinhar corretamente o texto contra uma borda é uma grande mudança visual de ritmo em qualquer livro.




Legendas
Existem quatro tipos de legendas em quadrinhos: Local e Hora, Monólogo Interno, Falado e Editorial. As legendas de local e hora podem estar na mesma fonte que o seu diálogo somente dentro de uma caixa de legenda e em itálico. Como alternativa, podem ser fontes em bloco, sem serifas, para indicar locais e carimbos de hora. Em muitos casos, elas estão em itálico e podem ser minúsculas, além de ter capitulares ou contornos. Legendas internas de monólogos, em grande parte substituindo balões de pensamento, são a voz interior de um personagem. Estes são tipicamente em itálico. Legendas faladas são o discurso vocalizado de um personagem que está fora da câmera. Estes não estão em itálico, mas fazem uso especial de aspas. Por fim, as legendas editoriais apresentam a voz do escritor ou editor e também estão em itálico.




Barra transversal "eu" (Usado apenas em inglês)
Este é provavelmente o maior erro visto entre os amadores. Um "eu" com as barras transversais na parte superior e inferior é praticamente usado apenas para o pronome pessoal "Eu". O único outro uso permitido da "barra transversal" é em siglas (como, FBI). Qualquer outra instância da carta deve ser apenas a versão de traço vertical. Embora eu debatesse, você ocasionalmente vê a "barra transversal" usada como a primeira letra do nome de alguém.




Traço Duplo
Não é nenhum Travessão "Eme" (conhecido apenas como travessão) ou Travessão "Ene" (também conhecido como meia-risca) em quadrinhos americanos. É um traço duplo e só é usado quando a fala de um personagem é interrompida, ou no lugar de um ponto e vírgula; que não é usado em quadrinhos. (O travessão ou a meia-risca são vistos ocasionalmente nas letras dos quadrinhos do Reino Unido.) O traço duplo e as reticências não são intercambiáveis, embora muitos escritores os usem de forma intercambiável. Para registro, há apenas dois traços em um traço duplo. Parece senso comum, mas você ficaria surpreso.




Balões de Contorno Duplo
Balões de contorno duplo servem ao mesmo propósito que um balão de explosão ; para adicionar ênfase ao diálogo. A cauda de um balão de contorno duplo pode conectar-se ao balão interno ou externo e o balão de fundo geralmente apresenta um preenchimento de cor ou um traço mais pesado.Variações são numerosas e até o letterer.




Tampas de Gota / Tampas Decorativas
Capitulares ou tampas decorativas, são uma primeira letra ampliada ou embelezada em uma legenda . Eles vêm em uma ampla variedade de estilos e tamanhos e, na maioria das vezes, são uma opção estilística do autor da carta.Às vezes, eles começam cada legenda interna do monólogo ou apenas as legendas de local / hora .




Reticências
As reticências são usadas quando a fala de um personagem se desfaz. Se um personagem estiver falando, parar e retomar em outro balão, você deve sempre terminar o primeiro diálogo com reticências e, em seguida, iniciar o segundo diálogo com reticências. Outro uso permitido é quando a fala de um personagem entra e sai, ou faz uma pausa devido a sofrimento físico. Personagens feridos ou aqueles que estão prestes a ficar inconscientes geralmente fazem bom uso disso em balões ondulados. Existem apenas TRÊS períodos em reticências. Mais uma vez, você ficaria surpreso com a frequência com que vê quatro ou mais.




Línguas estrangeiras
Quando um personagem fala em uma língua estrangeira, cada bloco de diálogo é iniciado com um símbolo "menor que" e termina com um símbolo "maior que". Muitas vezes, a primeira aparição da linguagem também terminará com um asterisco para indicar uma legenda que explica a língua da qual está sendo traduzida.




Efeitos sonoros ocos
Uma tendência relativamente recente em efeitos sonoros; Os efeitos sonoros ocos têm um contorno, mas o centro é transparente, de modo que a arte focal ainda pode ser visualizada. Isso geralmente é reservado para instâncias em que restrições de espaço ou necessidade de impacto o exigem. Eu nunca fui fã e quase sempre tento encontrar uma solução alternativa.




Hifenização
Não existe uma regra definida para hifenizar uma palavra longa para ajustá-la a um balão, mas é geralmente aceito que você deve evitá-la se for possível, e mesmo assim, somente se for uma palavra composta que quebra bem.




Itálico
O uso de itálico é bastante variado: o diálogo itálico é usado para monólogos internos, localizadores de estilo tradicional e legendas de tempo , legendas editoriais, em balões de pensamento , para palavras que estão em um idioma diferente do inglês ou para qualquer instância em que uma voz é sendo transmitido através de uma TV, rádio, comunicador, como num balão de rádio .Ocasionalmente, você verá o itálico usado para palavras não verbais como "Uh" ou "Huh", ou em conjunto com alguém que esteja sussurrando . Itálicos também são usados ​​para palavras não inglesas e títulos de filmes, livros, etc.




Juntando Balão a Balão
Balões diretamente unidos são geralmente do mesmo processo de pensamento. Duas ou mais expressões que são do mesmo tópico devem ser executadas dessa maneira. Esta regra é mais frequentemente quebrada quando restrições de espaço não permitem isso e você tem que usar um conector.




Juntando Balões com Conectores
Existem duas instâncias em que isso é usado. A primeira é quando um personagem diz duas idéias separadas expressas uma após a outra. A segunda instância é quando dois personagens estão falando em um painel e a conversa vai e volta entre eles. Seus balões serão desconcertados e unidos com conectores. Esta regra é mais frequentemente quebrada quando restrições de espaço não permitem isso e você tem que se juntar diretamente aos balões.




Música / Canto
Uma nota musical solitária geralmente denota assobio. Você costuma ver uma ou duas notas musicais em um balão de diálogo, o que indica cantar. O diálogo cantado é geralmente itálico e segue uma linha de base ondulada.




Números
Os números no diálogo devem ser escritos a menos que sejam uma data, designação, parte de um nome ou um grande número. Uma boa regra é que qualquer número acima de vinte pode ser numérico.




Diálogo fora do painel
Quando um personagem fala de "fora da câmera", a cauda do balão geralmente bate contra a borda do painel. Alguns editores preferem simplesmente ter um balão sem cauda. Essas caudas de balão podem ter uma forma de arco simples ou uma forma em S.




Bordas do painel sobrepostas
A sobreposição de um balão sobre uma borda tende a parecer um pouco amadora, mas pode ser necessária devido a restrições de espaço. Se possível, é melhor você se intrometendo balões para a fronteira. Se você realmente tiver que se sobrepor a uma borda, continue fazendo isso em todo o livro como uma opção estilística ou ela realmente se destacará.




Ponto de interrogação / ponto de exclamação
Isso só deve ser usado para uma pergunta gritada. É uma regra solta que o ponto de interrogação deve vir primeiro. A Marvel insiste nisso, e eu concordo, já que o texto provavelmente já está em negrito ou ampliado (indicando gritos), então a única pista visual que um leitor tem é que também é uma pergunta, é o ponto de interrogação, dando prioridade.




Aspas
As aspas são usadas para legendas faladas quando um caractere está falando fora da câmera. No caso de haver mais de uma legenda na série, você deve começar cada legenda com uma cotação aberta, mas use APENAS a cotação final na legenda final da série. Se dois ou mais caracteres tiverem legendas, as aspas finais deverão aparecer quando cada falante terminar / antes do próximo começar. A pontuação na última linha de uma cotação deve sempre aparecer antes das aspas de fechamento. Alguns editores pedem que uma cotação final seja usada no final de uma página, mesmo se as legendas forem retomadas na página seguinte.




Balões de Rádio (também conhecido como, Balões Elétricos, Balões de Transmissão)
Estes também são chamados de "balões elétricos". Sempre que a fala é transmitida através de um rádio, TV, telefone ou qualquer tipo de alto-falante, ela está em itálico e em um balão de rádio. A versão mais comum é um balão uniformemente espetado com uma cauda de relâmpago para a fonte. Ao longo das décadas, os cartógrafos introduziram outros tipos de balões que começaram a se tornar comuns (veja exemplos) - provavelmente para diferenciar entre um balão de rádio e um balão de rajada .




Roído Sujo
Usado para cópia de título e efeitos sonoros, "roach roer" são aquelas pequenas linhas dentro de letras que dão uma sensação suja e envelhecida.




Balões ásperos
Geralmente usado para o diálogo de monstros e em conjunto com fontes monstruosas para uma voz assustadora ou distorcida.




Espaçamento entre frases
Você não precisa mais de dois espaços após a pontuação final de uma sentença. Um espaço é suficiente. Também não deve haver espaço antes ou depois de uma elipse ou traço duplo .




Diálogo Pequeno / Balão Grande
Um tamanho de fonte reduzido é usado quando um personagem murmura alguma coisa, diz algo para si mesmo ou fala timidamente. Muitas vezes você verá muito espaço no balão. Isso às vezes é usado para sussurrar.




Efeitos sonoros (e pontuação de efeitos sonoros)
Ruídos que não são de fala, são exibidos em estilos de tipo que devem ajudar a transmitir a intensidade e as propriedades do ruído. Letristas são divididos sobre se os efeitos sonoros devem ser pontuados com pontos de exclamação. Com pouquíssimas exceções, tenho a tendência de pensar que acrescentar pontuação aos efeitos faz com que pareçam infantis e caricaturais; Eu quase nunca os pontuo a menos que esse seja o objetivo.




Guincho
Quando um personagem fala fora do quadro, por trás de uma porta ou de dentro de um edifício, por exemplo, a cauda de seu balão termina no ponto de origem e tem um pequeno estouro multi-pontas no final dele, chamado de guincho. Letristas muitas vezes tomam licença criativa com a explosão, às vezes dando-lhe curvas, fazendo uma forma de estrela irregular, ou mesmo usando algo que se assemelha a um par de marcas de respiração .




Tangentes
Quando um efeito de balão ou som toca (mas não se sobrepõe) outro elemento de letras ou uma linha nas tintas, isso é chamado de tangente e deve ser evitado a todo custo. Eles causam dissonância visual e são um incômodo muitas vezes lamentado por letristas.




Balões Telepáticos
Quando um personagem está falando telepaticamente, o diálogo pode estar emitálico . Os balões de telepatia da velha escola parecem um balão de pensamento, exceto por terem marcas de respiração nos cantos opostos. Hoje em dia, muitos letterers optam por abandonar o estilo tradicional e se tornar criativo com eles.




Balões de pensamento
Os balões de pensamento caíram de moda nos últimos anos, preferindolegendas internas de monólogos . O texto em um balão de pensamento pode ser colocado em itálico . A cauda em um balão de pensamento é composta de bolhas menores e deve apontar para a cabeça de um personagem (não na boca, como nas caudas de balão padrão ). Geralmente você deve ter pelo menos três pequenas bolhas de tamanho decrescente que alcancem o personagem.




Balões ondulados
Geralmente usado quando um personagem está sofrendo fisicamente. O diálogo é geralmente empolado e quebrado por elipses e o balão e a cauda são instáveis. Quando um personagem desce à morte ou à inconsciência, seu diálogo pode ficar cada vez menor e terminar com um duplo conjunto demarcas de respiração .




Sussurrando
Tradicionalmente, o diálogo sussurrado é indicado por um balão com um contorno tracejado. Mais recentemente foram aceitas outras opções como um balão e diálogo em um tom silenciado (acinzentado), texto em minúsculas , ou como pequeno diálogo / balão grande . Itálico também é uma possibilidade.

Um agradecimento especial a Todd Klein, Clem Robins, Scott Allie e Jason Arthur pelo seu tempo e contribuições.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.