Header Ads

Incorporando fontes personalizadas em seu livro digital ePUB pelo Sigil



Este tutorial mostra como usar fontes personalizadas em sua EPUB, que também pode ser convertido para MOBI.
Uma das vantagens de eReaders é que você pode escolher seu próprio tipo de letra, por isso é geralmente melhor para usar apenas fontes incorporadas para destacar determinados tipos de texto - como títulos dos capítulos, citações, etc. - e não para alterar a fonte de todo o livro.
Para usar uma fonte em um EPUB você precisa carregar a fonte para o EPUB, definir um estilo "css" para o tipo de letra, e em seguida, aplicar o estilo ao seu texto.
Você vai precisar de saber sobre folhas de estilo e como incorporar fontes nela, assim você deve ler o capítulo sobre folhas de estilos primeiro.

Adicionar Fontes no seu EPUB

Para adicionar fontes para o seu livro, use o botão Adicionar arquivos existentes documento-add_22px. Isto irá exibir uma caixa de diálogo que permite selecionar um ou mais arquivos do seu computador. Escolha os arquivos de fontes que você deseja.
Muitas fontes não são livres. Antes de incluir fontes em sua EPUB, por favor certifique-se de que você tem uma licença ou permissão para usá-los. Há muitas fontes livres disponíveis on-line se você procurar por elas.
Arquivos de fontes devem ser ou OpenType (.otf ) ou TrueType (.ttf formato). Todos os eReaders devem suportar otf mas provavelmente irá suportar ambos os formatos.
As fontes serão adicionadas à pasta Fontes no Navegador do Livro. No entanto, elas ainda não foram realmente usadas ​​em qualquer lugar em seu livro - elas estão apenas disponíveis para uso.

Definindo estilos para sua Fonte

Uma vez que as fontes estão na seu EPUB, você deve definir um estilo para inclui-las.
Adicionar ou abrir uma folha de estilo que está ligado a seus arquivos HTML (veja o capítulo sobre folhas de estilo para mais detalhes).
Adicionar uma definição do tipo de letra, por exemplo:
@font-face {
font-family: 'Garamond';
font-weight: normal;
font-style: normal;
src: url('../Fonts/Garamond.ttf');
}

@font-face {
font-family: 'Garamond';
font-weight: bold;
font-style: normal;
src: url('../Fonts/Garamond Bold.ttf');
}

@font-face {
font-family: 'Garamond ;
font-weight: normal;
font-style: italic;
src: url('../Fonts/Garamond Italic.ttf');
}
Nomes de fontes são case-sensitive (maiúsculas ou minúsculas)!
Você deve definir uma regra @font-face para cada estilo de fonte (normal, negrito, itálico, etc.).
Ao usar o nome de um font-family o nome da fonte deve ou ser citado ou não, cada vez que você usá-la - você não pode misturar nomes citados e não citados. Sempre usando aspas em torno do nome da fonte que torna as coisas mais consistente e evita a necessidade de verificar se um nome é válida sem as aspas.
A fonte ainda não está realmente sendo usado no livro, no entanto, que é o próximo passo.

Aplicando a sua fonte ao texto

Para fazer uso da fonte que você precisa para criar um outro estilo, você vai, em seguida, atribuir a seções de seu texto.
Assim, por exemplo, para usar a sua nova fonte de cabeçalhos, a definir o estilo para a marca de posição da seguinte forma:
h1 { 
font-family: 'Garamond', serif;
}
Ou a certos parágrafos:
p.longhand { 
font-family: 'Garamond', serif;
font-style: italic;
}
Ou se você quiser, embora não seja recomendado, você pode aplicar a fonte de todo o texto do livro:
body { 
font-family: 'Garamond', serif;
font-weight: bold;
}
As regras font-family acima instruem o ereader a usar a sua fonte se possível para o texto, mas se não for possível, use uma fonte serif genérica.

Fonte: http://web.sigil.googlecode.com/git/files/OEBPS/Text/tutorial_embed_fonts.html
http://www.firststepspublishing.com/2012/03/embed-fonts-epub-kindle/

4 comentários:

  1. Como adicionar uma capitular no epub para converter o MOBI depois? Uso o SIGIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MOBI é um formato limitado, e só permite edições básicas, por isso eu nem perco meu tempo com ele, já viu algum MOBI com letra capitular? Se eu encontrar algum, faço o tutorial.

      Excluir
  2. Oi boa tarde! Eu leio no tablet usando app moon reader, ele já vem com uma times new instalada que é bem diferente da original, é mais fina, mesmo formatando no calibre,não deixa a original, você acha que é um problema de leitura do app por causa dessa fonte já instalada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que não uso o Moon Reader, mas tente achar a opção 'Usar fontes incorporadas no livro' na parte de configuração "Diversos".

      Excluir

Tecnologia do Blogger.