Header Ads

Guia de introdução e acesso ao Goodreads

Goodreads é uma rede social literária, a maior do mundo, que está desde dezembro de 2006 e foi adquirida pela Amazon em março de 2013.

Muitas pessoas deixam de acessar essa rede por achar complicado se adaptar e o que dificulta é ser de outro idioma, mas mesmo em inglês vale a pena acessar essa rede cheia de recursos pra interação em que já podemos ver vários brasileiros interagindo.

Estou fazendo um guia rápido e prático de como utilizar e começar a catalogar, dividir experiências, sugestões e muito mais:

1º O cadastro

No lugar indicado você pode se cadastrar utilizando o e-mail ou rede social predileta, será redirecionado para uma página que caso queira, poderá adicionar mais redes sociais e encontrar os amigos que já estão no Goodreads e por fim adicionar os gêneros que mais gosta de ler, que é também uma etapa opcional.


2º Preenchendo informações e preferências



No local indicado de vermelho ou por esse link https://www.goodreads.com/user/edit você terá acesso a uma série de abas que vou descrever abaixo:

Profile: Informações pessoais como nome, país, cidade, interesses, que tipos de livro gosta de ler, site e um espaço pra falar sobre você que pode ser inteiramente formatado com estilização do texto, imagens, links, etc.
Settings: Modificar e-mail, senha e as configurações de privacidade como quem pode visualizar o perfil, ver o e-mail, enviar mensagens, configurar o idioma, etc.
Emails: Configurar que tipo de notificações podem ser enviadas ao seu e-mail e quais quer receber como notificação no site.
Feeds: O irá aparecer no feed de notícias.
Apps:  Aplicativos e sites conectados, essa aba também pode configurar os eReaders que você conectou.
Widgets: Essa seção é mais pra quem tem um blog, então não faz muito sentido explicar.
Book Links: Na página de cada livro tem um link para fazer a busca automática nas lojas, aqui você coloca as lojas em que você faz compra, já tem várias brasileiras.
Purchases:  Compras feitas no site tanto de eBooks quanto de anúncios do seus livros.

3º Estante de livros


Nessa seção você poderá catalogar e organizar seus livros, vamos as opção do lado esquerdo:

bookshelves (edit): Aqui se encontram as estantes, no Goodreads você pode criar várias, clique em edit e será direcionado para uma página onde poderá gerenciá-las, há três estantes padrões que não podem ser modificadas read (lido), currently-reading (lendo no momento) e to-read (para ler), para adicionar uma a sua escolha clique no formulário acima em "Add a shelf" (Adicionar uma estante), coloque o nome (pode ser desejado, favorito, relendo, emprestei, livro físico, ebook, etc), essas podem ser renomeadas. você pode adicionar estantes também na página de um livro e na páginas "My Books".

Embaixo dessa seção você pode gerenciar suas estantes em:
feature: você escolherá a estante que quer dar destaque.
sortable: torne a estante classificável e faça uma ordem de livros nela.
sticky: Dê "destaque" a mais a essa estante, as estantes normalmente são exibidos em ordem alfabética nesse tipo de prateleira, no entanto ficará sempre no topo da lista.
exclusive: estantes"exclusivas" significa que seu livro só pode ser colocado em uma delas. (Você não pode ter "lido" e estar lendo no momento ao mesmo tempo).
recs: esta é a abreviação de recomendações. Uma estante com recomendações ativada pode receber recomendações de livros baseados em conteúdo exclusivo da prateleira.

Existem três estantes padrões que não podem ser removidas ou editadas são:
read: livros que você já leu.
currently-reading: livros que está lendo (os que são colocados aqui vão automaticamente pra página inicial, ficando na seção "Currently Reading" onde você pode atualizar o status de leitura da página e se quiser fazer um comentário.
to-read: aqui ficam os livros que você ainda irá ler.

add shelf: Aqui você pode adicionar rapidamente uma estante, criada e editável por você.

owned books: esta seção é para marcas os livros que estão nas suas estantes e você possui, para isso depois de entrar nela, clique em "Add books I've shelved" e selecione os livros que você possui.

Ferramentas, aqui encontra-se as ferramentas criadas pelo skoob para interação e pra facilitar sua vida:
recommendations: recomendações de livros através de uma análise dos livros que você já leu, você precisa avaliar, pelo menos, 20 livros para que o Goodreads possa lhe recomendar mais livros.
widgets: ferramenta utilizada para blogueiros (ou seja, se você é, provavelmente sabe usá-la)
import/export: algo interessante e que mostra que o Goodreads é bem amigo dos usuários, é possível importar e exportar suas estantes nos formatos .csv, .xls, or .txt, ótimo para fazer um backup ou importar uma lista sua de outros sites.
find duplicates: esta página mostra duplicatas de sua biblioteca.
shelf cloud: A nuvem de tags é uma representação visual que as prateleiras têm, formando as seções pela quantidade de livros que cada estante possui.
most read authors: é uma espécie de ranking onde mostra os autores mais lidos por você e quantos livros leu de cada.
stats: Status dos livros que você leu em cada ano, você precisa marcar quando você leu cada livro na parte onde você faz as anotações do livro e o site fara estatísticas de quantidade para você.
api: para desenvolvedores de sites, fazerem aplicativos.

Existe mais dúvidas sobre como mexer no site? Pergunte nos comentários e aproveite para deixar seu perfil.

Para mais informações: https://www.goodreads.com/help
http://www.makeuseof.com/tag/unofficial-guide-goodreads-readers-writers/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.