A tradução de Demolidor #17 da Panini
Não poderia deixar esse tópico morrer no Twitter, então vai um pouco do que realmente está acontecendo:
O que isso quer dizer?
Na edição, o vilão Wilson Fisk, conhecido como Rei do Crime, está concorrendo a prefeitura de Nova York. Ele é um poderoso mafioso que manipula todo crime organizado da cidade e finge ser um filantropo milionário. Seu maior inimigo é Matt Murdock, o Demolidor.
Principalmente na série Demolidor, da Netflix, Fisk dá um golpe de mídia para que o Demolidor pareça um vilão e ele possa recuperar sua posição de poder. No entanto, Fisk é o verdadeiro demônio da história e não o cara que se veste de demônio.
Já na política brasileira temos Jair Bolsonaro, um candidato com um agenda de violência, preconceitos e sede de poder, mas que mascara isso para população através da manipulação da mídia.
Ele usa o firehosing, que é contar uma coisa absurda para imprensa, esperar eles noticiarem e, então, desmentir tudo em suas redes sociais. Entenda melhor o que é firehosing aqui:
Fazendo com que a imprensa e a oposição percam a credibilidade. Quando na verdade...
O que ele quer é transformar suas redes sociais como única forma de fonte segura de informações sobre si mesmo. Manipulando totalmente a narrativa de quem ele é, do que tem feito e de como tem agido. Sem nenhum viés crítico externo.
Quando na verdade, ao chamar a atenção com coisas como a ministra Damares desacreditando a ciência ou com ataques à educação...
Ele quer que a gente não veja suas reais ações, como o ataque mesquinho às nossas reservas indígenas e florestais.
Seu discurso falsamente moralista e exageradamente conservador, acaba convencendo pessoas cansadas e desmotivadas de que os problemas de suas vidas são uma sociedade injusta pros privilegiados.
Existem muitas pessoas privilegiadas que acham que perderam status com a redução da desigualdade social no Brasil. Portanto, eles desejam a sensação de poder sobre pessoas menos abastadas (descendentes de pessoas escravizadas, pobres e menos instruídos).
Desigualdade no Brasil diminui em 10 anos, aponta IDHM - Brasil - EstadãoTodas as regiões receberam classificação de 'alto desenvolvimento humano'; maiores avanços ocorreram no Norte e no Nordeste
A parte triste da história toda é que uma grande parte da população instruída do Brasil, ainda acha que Bolsonaro é o herói que vai salvar o Brasil da corrupção e da crise.
As principais críticas dizem que não se deve misturar política com quadrinhos. No entanto, as HQs de super-heróis sempre criticaram o status quo.
Como diria Caetano Veloso no Festival da Música Brasileira ao tentar cantar "É proibido proibir": VOCÊS NÃO ESTÃO ENTENDENDO NADA.
Wilson Fisk representa tudo o que há de ruim em uma sociedade branca, elitista e corrupta. Afinal, ele é o maior nêmesis de um jovem filho de imigrantes, que fez faculdade às duras penas e luta para que a vida de seu bairro periférico seja melhor.
Portanto, "Fisk rules" não poderia ter uma tradução melhor do que "Fisk mito".
No gibi, a população acaba acreditando no mesmo tipo de engodo que nos trouxe para esse Brasil de 2019. Em que o falso discurso venceu e fez a árvore votar no lenhador.
Poste um comentário