Header Ads

Tutorial de como criar balão com degradê radial para quadrinhos

Essa técnica é muito utilizada nas HQs do Deadpool e iremos utilizar o Photoshop para o tutorial, existem várias maneiras  de fazer ela, estarei indicando três maneiras, mas devem haver mais, antes de qualquer coisa baixe a ação no photoshop chamada Limpia Globos, que foi criada num fórum de hispanófonos, que são os salvadores da pátria dos letristas e de quem produz HQs. Vou deixa o link da original e de uma versão beta que faz balões com degradês também.

Antes de iniciar os tutoriais é preciso primeira mente limpar a imagem. A imagem de exemplo será essa, por ser bem complexa, se você conseguir fazer aqui faz em qualquer uma do tipo:
Utilize o Limpia Globos (tem vários tutoriais na internet e no youtube sobre) selecionando as duas cores do balão de modo que o contorno fique sobre as letras.

Depois de aplicar a ação a imagem irá ficar assim:
Opção 1

Crie uma imagem em degradê radial, de acordo como você vai querer que fique no balão. Selecione a imagem inteira e Copie (Ctrl + C).


Cole a imagem em cima do quadro que você vai querer colocar o degradê

Crie uma Máscara de Corte com a camada da imagem que acabou de criar selecionada e indo em Camada > Criar máscara de corte. Aperte Ctrl + Alg + G. Depois redimensione a imagem indo em Editar > Transformação Livre, ou clique em Ctrl + T e posicione a imagem no meio do balão, você pode ir diminuindo ou aumentando conforme queira deixar.

Depois duplica a camada do degradê indo em Camada > Duplicar Camada ou clique em Ctrl + J. Posicione as camadas no meio de cada balão e pronto!

Opção 2

Selecione um pincel redondo e com 0% de dureza, dê preferência para aqueles que já vem no photoshop.

Coloque a cor do primeiro plano, a cor que você vai querer que fique no meio do degradê radial, o tamanho do pincel vai ficar a sua escolha, dê apenas um clique no meio de cada balão e pronto!

Agora é só preencher o balão com texto!

Opção 3

Para balões que não estejam interligado a nenhum outro e tenham o mesmo tipo de degradê. A técnica seria, depois de criar a camada com o Limpa Balões, aplicar uma Sobreposição de degradê, nas Opções de Mesclagem, e depois apenas copiar e colar o estilo do balão para os outros balões.

Espero que tenham gostado e se tiver outra maneira de como fazer essa técnica, deixe seu comentário com sua dica. Volte sempre! 

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.