Adicionar programa ao menu de contexto no Windows 10
O processo pelo editor de registro funciona da seguinte forma (vamos usar o programa EXCEL.EXE e a extensão .XLS como exemplo).
1) HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\Applications\EXCEL.EXE\shell\open\command
1) HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\Applications\EXCEL.EXE\shell\open\command
Este é o mapeamento de onde o arquivo .exe está. Na chave padrão (REG_SZ) é adicionado o caminho completo do arquivo, no caso do EXCEL, "C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\Office15\EXCEL.EXE" "%1".
Agora vamos fazer a composição do menu. Aqui é criada uma chave cadeia de caracteres (REG_SZ) com o nome de valor a. O campo dados do valor será preenchido com o nome do executável que você definiu no primeiro passo (aqui não entra o caminho completo pois ele já foi definido no passo 1. Portanto, aqui simplesmente inserimos EXCEL.EXE)
3) MRUList
3) MRUList
Agora precisamos criar o registro que definirá a exibição da lista de programas. Criaremos no mesmo local do passo anterior um novo registro de cadeia de caracteres (REG_SZ) com o nome de valor MRUList e dados de valor a. Esse registro definirá a ordem de exibição dos programas, por exemplo, digamos que existam mais programas para abrir a extensão XLS. Neste caso, EXCEL.EXE seria "a", PROGRAMAB.EXE seria "b" e PROGRAMAC.EXE seria "c". Neste caso, o campo "dados de valor" do registro MRUList ficaria assim: abc. Caso você queira que o PROGRAMAC.EXE seja exibido primeiro na lista, então o campo dados de valor do registro MRUList seria alterado para: cab, e assim por diante.
No meu exemplo, adicionei o programa firefox.exe como programa "b".
Vejamos como ficou:
Editando mais facilmente através do software Default Programs Editor
O programa gratuito Default Programs Editor (download) faz tudo isso mais facilmente, clicando em 'File Type Settings' e depois em 'Change Open With programs'. Selecione e extensão e depois clique em 'Add...' ou 'Delete...' para redefinir a lista. Depois, salve as alterações no botão 'Save OpenWith list...'. Se não funcionar, pode existir algum problema relativo a privilégios de administrador em sua máquina (tente executar o programa com privilégios de administrador e também sem). Caso não funcione de nenhuma forma, investigue o problema usando o editor de registro nos passos acima. É para funcionar. Testei tudo novamente agora aqui no Windows 10 e funcionou perfeitamente, tanto pelo programa quanto pelo editor de registro.
Fonte: Viny no Clube do hardware
Poste um comentário