Header Ads

Biografia de Jonna Lee

Biografia de Jonna Lee por Linda Cederberg e Anna Field. (Retirada e traduzida pelo iamunion do site jonnalee.com em 2006/2007).

"Em um mundo que Ă s vezes parece ser escuro e desagradĂ¡vel, Ă© bom poder descansar em algo que te aquece e te diz que estĂ¡ tudo bem. Uma voz e uma melodia que se comunica diretamente com o fundo de nossa alma e de nosso coraĂ§Ă£o. Jonna Lee faz esse tipo de mĂºsica.

Ela descreve suas canções como pequenas histĂ³rias fictĂ­cias criadas por situações e estados de espĂ­rito que significaram algo especial. "- Eu tenho memĂ³ria fotogrĂ¡fica e lembro-me de conversas que aconteceram hĂ¡ muito tempo. Isso acabou tornando as coisas muito difĂ­ceis para mim quando se trata de seguir em frente na vida, mas tambĂ©m tornou mais fĂ¡cil para viajar de volta no tempo e recriar alguns momentos e sentimentos para escrever canções sobre eles.".

O Ă¡lbum de estreia de Jonna foi nomeado "10 pieces, 10 bruises", onde todas as 10 mĂºsicas tem sua prĂ³pria histĂ³ria, que deixaram marcas tanto em Jonna quanto nas pessoas envolvidas. A mĂºsica eletrĂ´nica e o violĂ£o se misturam com a frĂ¡gil, porĂ©m expressiva voz de Jonna. A combinaĂ§Ă£o Ă© brilhante, mas com uma base suave e escura.

A histĂ³ria de Jonna Lee começou em uma pequena fazenda no sul da SuĂ©cia. A infĂ¢ncia de Jonna se resumiu em cantar, pescar e tambĂ©m fazer bolos, os quais Jonna diz ainda desempenham um papel muito importante na sua vida. O ambiente ideal para muitos, como para Jonna que era uma criança feliz, mas teimosa. JĂ¡ aos 16 anos de idade, ela conseguiu seu primeiro acordo com uma gravadora, que a levou longe do pequeno mundo em que ela cresceu. Com 18 anos, Jonna foi para o JapĂ£o para se apresentar, e depois disso ela se mudou para Londres, escapando do ambiente seguro de sua casa. A sua nova vida em Londres, onde ela ficou com seus novos amigos, tornou-se o ponto em que ela decidiu que a mĂºsica era a coisa que ela iria se dedicar (em sua vida). "- Meu tempo em Londres, crescendo lĂ¡, realmente me deixou com cicatrizes/consequĂªncias no jeito que eu escrevo minhas mĂºsicas. Eu recebo um monte de inspiraĂ§Ă£o a partir da cidade em si e das pessoas que eu conheci lĂ¡, bem como a vida dura que estĂ¡vamos vivendo.".

Apesar do amor de Jonna por Londres, ela decidiu voltar para a SuĂ©cia em 2002. Antes de voltar e se estabelecer em Estocolmo, ela excursionou em Moscou, RĂºssia e tocou na banda da artista sueca Lasse Lindh, em Barcelona. "- Todo lugar que eu jĂ¡ estive no mundo tem um lugar especial neste disco (10 pieces, 10 bruises). Adoro viajar e eu acho que se cresce um pouco a cada vez que vocĂª visita um lugar novo.".

De volta em Estocolmo, Jonna conheceu o vocalista e lĂ­der da banda doublePark, Johan Prosell, e eles começaram a trabalhar juntos. - NĂ³s escrevemos canções maravilhosas juntos sobre as trevas, e vendo isso agora, soa um pouco estranho. NĂ³s nos sentĂ¡vamos dentro do meu apartamento enquanto fazia frio lĂ¡ fora e bebĂ­amos um monte de cafĂ© latte enquanto escrevĂ­amos. - Johan me apresentou a vĂ¡rias mĂºsicas novas que eu nunca tinha ouvido antes. Em pouco tempo Jonna, juntamente com Johan tinham um par de canções no filme sueco "Babylonsjukan".

ApĂ³s isso, ela sentiu que era hora de gravar um Ă¡lbum completo. AtravĂ©s do seu gerente Michael Dixon, ela foi para Los Angeles para gravar com o produtor australiano Charles Fischer. O Ă¡lbum estava quase sendo terminado quando nĂ£o havia mais dinheiro para finalizar a colaboraĂ§Ă£o em longa distĂ¢ncia de Jonna e Charles. "- Depois disso, eu tomei muito mais cuidado com quem eu trabalhava e por quĂª. Eu comecei a perceber que tudo o que vocĂª faz tem um efeito borboleta. Tudo e todos interessam. É a mesma coisa com a mĂºsica que eu escrevo: - NĂ£o encha seus ouvidos com mĂºsica ruim, porque isso vai funcionar atravĂ©s de seu cĂ©rebro e sair em sua prĂ³xima mĂºsica,", diz Jonna. "Neste disco eu tenho trabalhado com pessoas que eu confio e se preocupam.".

"10 pieces, 10 bruises" foi gravado durante as fĂ©rias de verĂ£o para o inverno em 2006, juntamente com o produtor Claes Björklund, alguĂ©m que Jonna conhece hĂ¡ bastante tempo. "- Eu me sinto confortĂ¡vel com Claes. Ele deixa-me ser aquela criança exigente e teimosa em estĂºdio, e eu sou um grande fĂ£ de sua mĂºsica".
"- Eu estava em uma turnĂª pelos Estados Unidos em outubro de 2006 por trĂªs semanas. Antes de sair de nĂ³s tĂ­nhamos acabado de começar a gravar a canĂ§Ă£o “Morning”. Quando eu voltei, tudo tinha mudado.Tanto eu como Claes tĂ­nhamos novas ideias e outras coisas para expressar, por isso agora que completamos o Ă¡lbum, ele soa tĂ£o diferente.".

Jonna acaba de começar a trabalhar com a agĂªncia de reservas sueca Luger. Jonna Ă© tambĂ©m a prĂ³pria gerente de seu clube ao vivo, o Pop Marathon em Södra Teatern e Landet, em Estocolmo e Londres desde fevereiro de 2006, junto com o seu amigo Eric Nordstedt.".

Escute "What It Takes", mĂºsica de Jonna para o filme sueco "Babylonsjukan": http://www.hello.dj/various-artists/babylonsjukan (Faixa 13)

Biografia por Linda Cederberg e Anna Field, 2006. Traduzido e adaptado por iamunion.


Fonte: iamunion

Nenhum comentĂ¡rio

Tecnologia do Blogger.