Header Ads

Dominando técnicas do Photoshop: Estilos de Camada

Estilos de camada não são novidade, eles são usados ​​e abusados ​​novamente e novamente. Apesar de sua onipresença ou talvez por causa dela, muitos designers ainda não perceberam o potencial desta ferramenta acessível. Sua beleza reside na nossa capacidade de criar um efeito e, em seguida, copiar, modificar, exportar, ocultar ou dispensá-lo se degradar o conteúdo da camada.

A seguir, apresentamos, passo a passo, várias técnicas e práticas para ajudar a refinar seus projetos, aumentar a produtividade e reduzir a camada de desordem:


 
O efeito de mapa de relevo 

"Espere, o quê?" você provavelmente exclamou: "Não há nenhum efeito de mapa de relevo no menu Layer Styles!" Isso é verdade, mas pela combinação de Sobrexposição Padrão e Chanfro e Entalhe, podemos alcançar uma superfície texturizada de um relevo-mapeado com uma fonte de luz controlável .

Esta técnica requer duas imagens: um para a textura e cor, e o outro para servir como um mapa de profundidade. O mapa de profundidade não precisa ter qualquer matiz, pois determina a profundidade com base em um valor composto, sendo o menor preto e o branco o mais alto. Em alguns casos, você pode ser capaz de usar a mesma imagem para ambos, mas no nosso exemplo vamos usar completamente diferentes.
 
Passo a passo

1. Vamos começar criando o nosso padrão de mapa de relevo. Abra o arquivo de
diamond-plate.psd.
2. Dentro dele você encontrará uma série de formas brancas sobre um fundo preto. Crie um padrão a partir deste documento: Selecionar tudo (Cmd / Ctrl + A) e depois em "Editar" "Definir Padrão." Nomeie de "
diamond plate bump map" e clique em OK.

 


3. Agora, abra o arquivo start.psd.
4. Repita o passo 2 criando um padrão de camada com o nome: "
patchy gray". Isso vai ser usado mais tarde para adicionar textura ao nosso fundo.

5. Depois de criar o padrão, exclua a camada "patchy gray". Já não é necessária.
6. Use a ferramenta Forma retangular para criar uma camada de forma com cerca de 20 pixels mais largo e 20 pixels mais alto que a tela. Altere a cor dessa camada para um escuro, marrom, cinza cromático.


7. Certifique-se de que a camada de forma não possui estilos de camada aplicadas a ele (Photoshop, muitas vezes aplica o mais recente estilo de camada automaticamente). Então, comece o novo Estilo de Camada, adicionando um padrão de Sobrexposição Padrão.


 8. Escolha o padrão "patchy gray" a partir do padrão de selecionador, e mudar o Modo de Mesclagem para Luz suave. Isto irá adicionar a textura para a nossa camada de fundo.


  

9. Em seguida, adicione um Chanfro e Entalhe, juntamente com o efeito da textura. Desta vez, mude o padrão do efeito da textura do papel de parede para "diamond plate bump map" criado no passo 2. Nós temos agora uma placa de diamante com fundo sujo.

  

  

10. Tal como acontece com a maioria dos efeitos de estilo de camada, os valores padrão são raramente ideais. Ao ajustar o tipo de chanfro e tamanho, Contorno de Reflexo, Modos de Realce, Sombras e as configurações de luz que você pode conseguir alguns resultados dramáticos.

  

  

11. Com alguns efeitos extras, você pode moldar a camada de fundo ainda mais. O exemplo tem um Sobreposição de Degradê para simular a luz refletida escurecendo determinadas regiões da imagem.

  

  

12. Você pode notar que os destaques do filtro Chanfro e Entalhe todos parecem ter o mesmo valor. Isso ocorre porque os efeitos do Chanfro e Entalhe são muito elevados em ordem de empilhamento do Estilo de Camada. Para escurecer os destaques que se encontram fora da nossa principal fonte de luz, simplesmente pinte uma máscara de camada usando a ferramenta Pincel.


Temos agora, um fundo relevo-mapeado texturizado que é completamente dinâmico; tudo sobre ele pode ser facilmente modificado a partir do menu Estilo de Camada. Consolidando imagens complexas em uma camada dinâmica, com isso pode reduzir drasticamente a desordem de camada e permite que você (e quem mais possa estar usando o arquivo), localizar e modificar as coisas facilmente. Agora, vamos passar para a criação de nosso ícone.
Modelagem 3-D

Através da combinação de alguns efeitos interiores, podemos usar o menu Estilo de Camada para criar objetos 3-D
simulados: ótimos ícones, botões e outros objetos de interface. Vamos agora modelar a base do ícone redondo na imagem exemplo, usando uma única camada.

Passo a passo

1. Comece criando uma camada de forma circular, com uma rica preenchimento vermelho.


2. Como é frequentemente quando na modelagem de uma forma 3-D, vamos começar adicionando uma Sobreposição de Degradê para o nosso estilo de camada. Um gradiente radial de estilo branco para preto definido como Linear funciona melhor para a nossa implementação. Certifique-se a área branca do gradiente está na origem.


3. Temos agora uma esfera sombreada drasticamente com uma fonte de luz de frente. Diminuindo a opacidade do gradiente, que pode achatar a forma de um botão mais côncavo.

  

4. Vamos também mover a direção da luz para o canto superior esquerdo. Ao deixar o menu Estilo de camada aberto, mova o mouse sobre a imagem em si (o ícone da Ferramenta Mover deve aparecer). Basta clicar e arrastar o epicentro do gradiente para o canto superior esquerdo da camada de forma.


5. Enquanto Chanfro e Entalhe pode parecer uma das ferramentas mais lógicas, muitas vezes você pode obter um visual mais limpo, mais personalizável chanfrado, usando uma combinação de outros efeitos. Primeiro, adicione um Brilho Interno preto, definido para a Multiplicação. Ajuste o Desfoque, tamanho, opacidade e Contorno até que você tenha uma vantagem amolecida dentro da forma.



6. Como para qualquer superfície esférica bem-feita, temos de adicionar um pouco de luz refletida em nossa região da sombra. Isso é facilmente conseguido com o efeito Sombra Interna. Mude a cor para branco e o Modos de Mesclagem para Subexposição linear. Ajuste o ângulo para que ele apareça no canto inferior direito da nossa forma. Ajuste o Contorno, distância, tamanho e opacidade para criar um efeito mais sutil.

  


7. Para aumentar a sensação de que a forma é parte do documento "meio ambiente", podemos adicionar alguns efeitos para interagir com o fundo. Sombra Projetada é geralmente a ferramenta mais fácil de usar para isso. Massageie os ajustes até que tudo se sinta bem.

  

8. Usando o efeito Brilho Externo, podemos simular uma luz vermelha refletida em nossa imagem de fundo já que ela absorveria se fosse um cenário real. Mude a cor do brilho para um vermelho mais escuro, e mude o Modo de Mesclagem para escurecer. Mais uma vez, o trabalho com o tamanho e as configurações de opacidade para criar o efeito desejado. Este é um daqueles efeitos que, quando usado corretamente, ninguém deve perceber porque ele apenas se parece natural.


  

9. Por favor, note que os gradientes de estilo de camada não pode ser pontilhados, o que pode torná-los de menor qualidade do que a sua Camada de Degradê e Ferramenta Degradê homólogos (Marc Edwards).

Difusão vs. Luz Espetacular Agora, nosso ícone reflete uma simulação de Luz difusa, o que lhe dá a aparência de uma superfície com acabamento fosco. Se você preferir uma aparência mais brilhante, você pode facilmente criar um realce especular usando (o que mais?) Estilo de Camada.

PASSO A PASSO 

1. Duplique a camada da forma atual (Cmd / Ctrl + J). 
2. Limpe os estilos de camada da nova camada: clique com botão direito na paleta da camada e selecione "Apagar Estilo de Camada". 
3. Nós também precisamos modificar a forma da camada para dar a luz refletida uma vantagem nítida. Usando a Ferramenta Seleção Direta (A), selecione o caminho em forma de máscara de vetor da camada. Copie-o (Cmd / Ctrl + C) e colar (Cmd / Ctrl + V) acima do caminho atual. Mude o modo deste caminho para Subtrair da área da forma (-). Em seguida, mova a forma para baixo e para a direita para criar uma forma de lua crescente. Você também pode querer fazer a forma negativa maior para criar uma curva dentro mais natural: simplesmente vá em Transformação Livre (Cmd / Ctrl + T) e, em seguida, escalar a forma para cima.

  
4. Como precisamos desta camada só pelo seus estilos de camada, podemos definir sua opacidade de preenchimento para 0%.


5. Queremos também que essa camada herde os estilos de camada da camada subjacente, de modo que crie uma máscara de corte sobre a nova camada (Cmd / Ctrl + Option + G).


6. Agora, começe o Estilo de Camada com um Sobreposição de Degradê. Use o gradiente de preto ao branco padrão e defina o Modo de Mesclagem para Divisão. Bote a opacidade para cerca de 50%, e mude o ângulo para aproximadamente 115 °. Você pode precisar alterar o posicionamento do gradiente, o que você pode fazer clicando e arrastando dentro da janela do documento, assim como você fez na seção de modelagem 3-D.




7. Este é um bom começo para o destaque, mas ainda parece um pouco artificial. Usando um atraçado dentro transparente pode diminuir o perímetro dos efeitos interiores. Adicionar um efeito Traçado para a camada e coloque sua opacidade para 0%. Mude a posição para Interna, e trabalhe com o controle deslizante de tamanho até o destaque começar onde o brilho interior mais escuro termina na camada subjacente (a imagem exemplo usa 5 pixels).



8. Para adicionar uma aparência mais dinâmica ao seu destaque, você pode adicionar um branco Sombra Interna em conjunto de tela com um contorno personalizado. Ajustando as configurações de distância e tamanho para finalizar com o efeito.


Visão de Raio X 

PASSO A PASSO

Para criar o tipo corte-matriz dentro de nosso ícone, podemos transformar a camada de texto em uma camada de forma e usar os caminhos para mascarar áreas longe da base. No entanto, isso resultaria em conteúdo degenerado; que não seria mais capaz de modificar o tipo. Em vez disso, vamos simular uma máscara usando a opção Vazado nas Opções de Mesclagem: Padrão. Isso também nos permitirá aplicar efeitos personalizados para a área de corte.

1. Crie um novo tipo de camada com o texto "fx", e posicione-o dentro da base circular. O exemplo usa tamanho 120 com a fonte Garamond Negrito Itálico.
2. Coloque a Opacidade de Preenchimento para 100%.
3. Comece o seu estilo de camada adicionando um Brilho Interno. Aumente o tamanho, e aumente a opacidade em cerca de 90%. Você também pode querer modificar a distância e o contorno ao seu gosto.


4. Temos, agora, o início de um efeito de corte-matriz, exceto que o texto ainda mostra a base abaixo dela. Para corrigir isso, vá para a seção Opções de Mesclagem no menu Estilo de Camada. Altere o Vazado de Nenhum para Superficial (Esta definição mostra os pixels da camada diretamente abaixo do grupo da camada atual). Porque a nossa camada de texto não pertence a um grupo de camadas, em vez de mostrar a camada de fundo. (Usando um Vazado em Profundo sempre mostrará a partir da camada de fundo, independentemente do grupo da camada.)



5. Para obter a camada de texto vazada sobre a camada da placa de diamante, comece clicando em "OK" para fechar o menu Estilo de Camada. Selecione a camada de texto e ambos os botões que compõem a base, e agrupar as camadas (Cmd / Ctrl + G). Como você pode ver, as formas "FX" estão agora desenhando os pixels da camada de textura diretamente abaixo do grupo de nova camada.


6. O efeito vazado é muito convincente, mas ainda se sente separado da base. Vamos adicionar um efeito chanfrado para simular a qualidade da superfície da base. Começar pela adição de um Traçado exterior com um tamanho de 2; em seguida, solte a opacidade para 0%. Com isto não se consegue qualquer coisa mas é necessário para o próximo passo.

7. Agora, adicione um efeito Chanfro e Entalhe, altere o Estilo para Traçar Entalhe e Técnica para Cinzel Sólido. Isto irá aplicar efeitos de iluminação do chanfro na área do traçado criado no passo acima. Modifique as configurações para alcançar uma vantagem sutil e suave.



8. Vamos dar ao chanfro uma etapa mais mais, adicionando um brilho especular fino nas bordas inferior direita da forma. Podemos usar um efeito de sombra branca, definido para Divisão, para adicionar um destaque brilhante apenas na borda do chanfro. Você vai querer modificar a distância e o tamanho para dar o destaque para uma borda afiada.



9. Termine o Estilo de camada com mais sombreamento dentro das letras-cortadas pela adição de um simples Sobreposição de Degradê preto-e-branco, defina para Multiplicação.


Dicas rápidasApesar de mau uso frequente, o menu Estilo de camada realmente é uma ferramenta poderosa que todo designer deve aprender a trabalhar com ela. Não se limita a fornecer um nível de velocidade e controle que não são facilmente encontrados através de outros meios, mas fornece inestimável flexibilidade. Nosso exemplo mostra como um ícone de multi-dimensional e um fundo totalmente dinâmico podem ser consolidados em quatro camadas de forma simples, permitindo-lhes ser facilmente modificado, reutilizado e reaproveitado em todo seus projetos. Abaixo estão algumas dicas extras para se lembrar quando for trabalhar em seu próximo projeto. 
Ordem de empilhamento dos efeitosVocê deve ter notado algumas vezes que um efeito não é visível quando um outro efeito está sendo usado. Por exemplo, uma Sobreposição de Cor parece substituir uma Sobreposição de Degradê. Isso é por causa da ordem de empilhamento dos estilos de camada. Assim como com a Paleta de Camadas, uma camada irá cobrir outra que é mais para baixo na ordem de empilhamento. Infelizmente, o menu Estilo de camada não permite que você reorganize a ordem dos efeitos. Uma maneira de contornar isso (mesmo se você sacrificar a capacidade de editar) é usar Criar camadas (Camada > Estilo de Camada), que transforma todos os seus efeitos do Estilo de camada em camadas reais que você pode mover.Ordem de empilhamento dos efeitos de interior:
  • Chanfro & Entalhe
  • Traçado
  • Sombra Interna
  • Brilho Interno 
  • Acetinado
  • Sobreposição de Cor     
  • Sobreposição de Degradê
  • Sobreposição de Padrão
Ordem de empilhamento dos efeitos de exterior:


  • Traçado 
  • Brilho Externo 
  •  Sombra Projetada

Estilos não-específicados-de-corEmbora nem sempre é possível, você pode querer usar preto, cinza e branco para os seus efeitos. Usando cores monocromáticas em conjunto com o Modo de Mesclagem adequado permite criar estilos que não são específicas de cor, ou seja, você pode modificar a cor da camada atual, e seu estilo de camada será atualizado de forma adequada.

Efeitos de escalaPode haver momentos em que você criou um estilo de camada que parece ótimo no tamanho original, mas, quando a forma é aumentada ou diminuída, o seu belo estilo é destruído. Felizmente, o Photoshop fornece um método para ajustar estilos que estão fora de sintonia. Simplesmente escolha Camada → Estilo de camada → Redimensionar efeitos..., em seguida, insira o percentual que você precisa.


Opções do menu ImperceptívelUma série de comandos ocultos estão disponíveis para você a partir do menu Estilo de camada. Dependendo do efeito, você terá acesso a qualquer com a Ferramenta Mão ou a Ferramenta Mover, basta passar o mouse sobre a janela do documento. A ferramenta Mão permite mover o documento, tal como faria fora do menu Estilo de camada e a ferramenta Mover reposiciona o efeito atual e atualiza as configurações automaticamente. Ao usar a ferramenta Mover, você ainda pode acessar a ferramenta Mão, segurando a barra de espaço. Enquanto estiver usando uma das ferramentas, você pode aumentar o zoom ou diminuir, mantendo Espaço + Cmd ou Espaço + Option respectivamente. Não se esqueça, como acontece com a maioria dos outros menus no Photoshop, mantendo "Option" pressioanda vai mudar o botão "Cancelar" para um botão "Reset", o que lhe permite desfazer as alterações.Graças à Marc Edwards e Ricardo Gimenes pela sua assistência na edição do artigo.(al)


Feito por Tom Giannattasio // Tradução exclusiva // Se copiar dê créditos!
Fonte: http://www.smashingmagazine.com/2011/08/12/mastering-photoshop-techniques-layer-styles/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.