Header Ads

Análise: Mesa Digitalizadora Wacom Bamboo Create (Pen & Touch) CTH670L

Avaliação: 9.0


Há muito tempo estava a procura de mesas digitalizadoras, até que por fim decidi que estava na hora, mesas com tecnologia bem mais avançadas e preços acessíveis, optei pela Wacom Bamboo Create (Pen &Touch), pois se adequava mais com o que estava querendo. Depois de uma longa busca pelas lojas virtuais, comprei pela FourServ (Ótimo atendimento). Saiu por R$ 809,00, mas existem modelos bem mais acessíveis, como o Capture da mesma linha Bamboo por R$ 449,00, a maior diferença entre os dois modelos é a área ativa da caneta, que a primeira opção é maior. Essa revisão foi feita mais para amadores, iniciantes ou apenas pessoas que tem  em vista obter uma mesa pela facilidade e riqueza de recursos que ela traz.




Detalhes sobre a mesa digitalizadora:

Pra quem não conhece, vou usar a definação que foi cederam para a Wikipédia "Um Tablete gráfico (ou mais conhecido Mesa digitalizadora) é um dispositivo periférico de computador que permite a alguém desenhar imagens diretamente no computador, geralmente através de um software de tratamento de imagem. Tabletes gráficos consistem de uma superfície plana sobre a qual o utilizador pode "desenhar" uma imagem usando um dispositivo semelhante a uma caneta, denominado "stylus". A imagem geralmente não aparece no tablete propriamente dito, mas é exibida na tela do computador".

As mesas já evoluíram muito depois desse artigo, já existem mesas digitalizadoras com suporte para desenhar diretamente na tela, como a linha Cintiq da Wacom, são feitas para profissionais e o preço é bem mais salgado, mas voltando a Bamboo Create, é algo como se pegassem a touchpad de um notebook e o multiplicassem umas 10x no tamanho e colocassem suporte a uma caneta e com 1024 níveis de pressão.

 A cor é  prata com detalhes pretos e possui 4 botões configuráveis que tem um efeito elegante de papel amassado, a área ativa da caneta é de 8,5" x 5,4" (21,59cm x 13,72cm), tamanho 2x maior que as outras mesas Bamboo, dando um espaço agradável para se trabalhar, para quem acha necessário que um espaço maior para facilitar diversas ações, esse modelo é indispensável. A caneta é leve, tem o mesmo tamanho dessas canetas comuns de escritório, possui 2 botões configuráveis na área em que sustentamos a caneta e uma borracha (virtual) na outra extremidade da caneta (isso mesmo, igual aquelas borrachas ponteira que são usadas em lápis), possui também um porta-caneta na lateral, para os momentos que quiser usar a mesa apenas como mouse.

O manual do usuário você pode baixar aqui. O CD de instalação acompanha os softwares completos: Corel® Painter™ Essentials: principal software de pintura digital; Adobe® Photoshop® Elements: principal software de edição de fotos para retocar e se divertir com as fotos; Nik® Color Efex Pro WE3: filtros simples para aprimoramento de cores e efeitos especiais; Autodesk® SketchBook® Express: principal aplicativo de esboço para visualizar suas ideias e criar esboços. Inclui também 26 lições com instruções para criação de trabalhos e memórias, além de uma biblioteca de enfeites para trabalhos digitais

A alimentação é USB padrão, então nada de periféricos extras e isso foi um alívio pra mim, já que estão em uso quase todas as entradas possíveis do meu pc, a área física total é de 13,9" x 8,2" x 0,4"(35,31 x 20,83 x 1,02 cm) e muito leve (apenas 640 g) facilitando bastante o manuseio, tem suporte com os sistemas operacionais Windows® 7, Vista® SP2 ou XP SP3, Mac OS® X (10.5.8 ou superior)


Um ponto interessente é que na instalação do drive, ele vem com um software chamado Bamboo Dock, que é um software que já vem com vários aplicativos que podem tornar o uso da mesa bem produtivo como exemplo posso citar um aplicativo que simula um bloco de notas real, podendo escrever ou desenhar com vários pinceis e cores e podendo ordenar por páginas, e aplicativos que ajudam o usuário a se familiarizar com a mesa, como uma série de jogos simples, mas com uma jogabilidade e criatividade excelente. Tem uma galeria de aplicativos, todos gratuitos, para conferir mais detalhes, eles disponibilizam no site oficial da desenvolvedora aqui.

Pra quem tá começando a usar esse tipo de tecnologia a primeira sensação não é boa (a não ser que seja uma Cintiq), parece que estamos desenhando ou pegando numa caneta pelo primeira vez, pra quem já foi emitir documentos utilizando assinatura digital sabe do que eu estou falando, vamos sentir uma sensação de não olhar para onde se está desenhando, me perdi muitas vezes, mas com o tempo dá pra acostumar fácil, ela mantém a proporção da tela do monitor na mesa.

Se quiser utilizar os níveis de pressão oferecidos, é necessário ter um programa compatível, como os 3 que vem junto com ele, também existem vários outros, com destaque para o Photoshop que é um dos que oferece mais funções e já é bem consagrado, também pode encontrar pelos sites que fazem hospedagem de vídeos vários tutoriais de utilização e demonstração da mesa e qual a melhor forma de utilizá-las nos softwares. Mas antes de tudo, seria ótimo ler o manual e
acompanhar as lições que veem no incluídas no cd, facilita bastante o processo de adaptação.


Conclusão:

Imagina ter um papel que não acabasse e tivessemos na ponta da caneta todos os tipos de tintas e pincéis e suporte a uma infinita série de recursos, foi a sensação que senti quando utilizei pela primeira vez uma mesa digitalizadora, depois de usar você não vai querer mais saber de mouse, já que também vários movimentos que eram controlados apenas com o mouse também foram aperfeiçoados.

Se você trabalha com programas gráficos com certeza já deve ter uma, indico essa para amadores e pessoas que estão começando a se aventurar em qualquer tipo de criação ou manipulação gráfica, a
percepção é única e incrível e você vai pegar se perguntando, como nunca tinha usado uma antes.

Os pontos negativos, vão para alguns bugs apresentados ao software na hora de se conectar, nada que um reinicamento do sistema operacional não resolva. As limitações da linha, que claro são compensadas por causa do preço, que vale o custo x benefício e a falta de uma assistência a acessórios, como a ponta da caneta que no caso, precisa sempre de reposição quando a mesma estiver muito desgastada.

Se você deseja algo mais sofisticado ou acha que opreço não caberá no bolso, existe mesas de todos os modelos e marcas, espero que essa modalidade de tecnologia se popularize mais, e traga mais novidades e aparatos, que facilitem mais essa difícil e amada técnica de transpor nossas idéias.

Fotos:


2 comentários:

  1. to comprando uma dessas também na verdade exatamente essa por 525 no mercado livre

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu artigo! Adquiri esta mesa XP-Pen Star G960S ( https://www.xp-pen.pt/product/691.html ) para me auxiliar na actividade lectiva durante este tempo problemático do covid-19. Esta mesa é prática, funcional, tem uma área de trabalho simpática, 4 botões personalizáveis e é possível definir o grau de sensibilidade da mesma. Acabei de adquirir outra mesa destas para a minha esposa poder trabalhar. Recomendo vivamente a todos os que necessitem de dar aulas de matemática, FQ, etc ou para quem faz desenho.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.