Header Ads

Gunbound Brasil: Reforma ou fim?


Em meados de 2004, surge um dos primeiros MMO a tomar uma parcela mais sólida dos gamers brasileiros, Gunbound, uma versão digamos bem mais pomposa e aperfeiçoada do popular jogo Worms tornando-se o carro-chefe da Ongame o "GB" conquistou pela sua jogabilidade, gráficos e o que qualquer jogador espera de um jogo online, o uso de estratégias para conseguir as vitórias, sim, empresas de jogos que usam essa artimanha para decidir quem vencerá nessa categoria de jogos online, são raras. Gunbound foi o primeiro jogo MMO a ter site, servidor brasileiro e uma equipe local de game masters.Até este ano o jogo passou por 3 temporadas, que estão descritas abaixo:

Gunbound Thor's Hammer (Classic)

A versão de estréia do Gunbound já tinha virado febre em vários países do planeta azul antes mesmo de chegar aqui. Já contava com uma quantidade expressiva de mobile, e claro, conquistou uma série de fãs, que ainda preferem esta versão.

As várias temporadas do jogo possuem na rede, servidores para cada uma, que são conhecidos como, Private Server (Servidores Privados), onde são mantidos por fãs da série e sustentados pelos próprios. Esse site (http://www.gamesites200.com/gunbound/) é um dos que trabalham com listas para esses tipos de servidores.

Existe um Private Server canadense que mantém ativo um servidor do jogo clássico com tudo que tem direito (inclusive a musiquinha de abertura :-D ). O mais bacana é que o acesso a esse servidor é completamente gratuito. Não há nem cash: todos os (numerosos e variados) avatares podem ser comprados com gold mesmo! http://gunbound.ca/.

Imagens & Vídeos (Gunbound Thor's Hammer)
 










 

 




Diferenças técnicas da versão clássica:
Skybomb da Turtle é igual ao tiro 2.
Windchart de mutiplicação não tem 100% de precisão, porém, também é válido. É só ir adequando.
Windchart de divisão é de cerca de 97% de precisão.
Windchart de fork de WC tem uma boa precisão.
A barra de força ainda não está com as divisões como encontramos no Nyx e em outros servers, porém, em breve será atualizada.

Gunbound World Champion

Por volta do início de 2006 esta versão do GB foi o estopim brasileiro, o jogo já estava espalhado por todo o território brazoca, foi onde sofreu com várias mudanças na interface e muitas novidades técnicas que ajudaram tanto na estratégia como na economia de tempo, novos mapas e modificações na escolha dos mesmos como no A SIDE e B SIDE. que tinham mapas totalmente diferentes, e foram implantados mapas com o mesmo tema, mas claro, diferentes em alguns detalhes.

Teve a chegada de 2 novos mobiles: J.frog, um mobile em forma de sapo; e Kalsiddon, fisicamente parecido com o BigFoot, mas com uma estratégia de tiro bem mais complicada. E a opção de aluguel de avatares. O jogo ficou tão notável que chegou a ser caso de polícia e foi parar na TV, com matéria exibida pelo Fantástico no dia 29/07/2007, onde DuduMagick que no tempo era rank 1 foi sequestrado e obrigado a passar seus dados para os integrantes do clã (e gangue) LaFirma. Assista a matéria abaixo:


Imagens & Vídeos (Gunbound World Champion)












Gunbound Season 2

Em 22 de abril de 2008 chega ao Brasil uma das séries de atualizações dessa temporada (ainda sobre o comando da Ongame), onde trazem com elas os maiores erros rumo a decaída do Gunbound, vamos primeiro ao lado bom da coisa, trouxeram várias atualizações a interface e técnicas, que não tiveram tanto impacto, Novo Modo de Jogo, além dos quatro modos de jogo disponíveis em World Champion (Solo, Score, Tag e Jewel), havia sido criado um novo modo, o chamado Power Ball. Também disponibilizaram 6 novos mobiles que ajudaram a tornar o game bem mais agradável: Phoenix, Maya, Wolf, Bluewhale, Frank, e Tiburon. Foi onde começou o sistema em que teria que se pagar para usar mobiles.




A escolha do set de itens já poderia ser feita na própria sala, possibilitando, dessa forma, que se crie estratégias diferentes sem precisar sair da sala. A lista de GP (pontos de experiência) necessária para cada nível, que estava disponível apenas no site, agora está dentro do jogo, o que vai ajudar muito no aspecto prático de Gunbound.

Novos Satélites

Muito mais do que bem-vinda, essa pode ser considerada a melhor novidade do Gunbound World Champion 2. No total, são três novos satélites, que deram uma boa renovada na jogabilidade:

Satélite Espelho: sua função principal é refletir horizontalmente todo e qualquer ataque. Satélites Espelho são geralmente limitados verticalmente, o que possibilita a passagem de tiros por cima ou por baixo;

Satélite Aleatório: uma faixa de satélite aleatório estará presente sempre que o ícone de interrogação estiver presente no turno. O satélite não será ativado, a menos que um tiro atravesse-o. Qualquer outro tipo de satélite poderá ser resultado desta ativação;

Satélite Negro: da mesma forma que o Energy, o Satélite Negro muda as propriedades dos tiros que o atravessam. Qualquer tiro, ao passar por uma faixa de Satélite Negro se transformará automaticamente em um ataque negro.

Essas foram as vantagens que o GB Season 2 trouxe para os jogadores, mas não compensam em nada o estrago que os coreanos fizeram ao jogo, onde o único objetivo que eles tomaram estava focado apenas no dinheiro,  vamos as fatos.

Hackers

Os hackers não são uma desculpa para os GMs acusarem a baixa do jogo, com o tempo eles foram aumentando, mas só provavam a falta de um bom sistema de segurança para o jogo e com GMs mais presentes, para tomar soluções mais rápidas.

Item 2

Sejamos sinceros, esse foi dos maiores estragos que um GM poderia fazer, tudo bem que o uso de itens 2 dentro do jogo necessitaria de estratégias, mas só não perceberam que traria vantagens imensuráveis em cima dos outros players, de que adianta uma estratégia que só quem investe uma boa grana pode ganhar? Qual o sentido disso? Qualquer jogo perde a sua essência quando se pensa assim, foi a partir deste momento que o jogo começou a perder uma massa de jogadores, que só tenderia a diminuir.



Pets

Em 18 março de 2012 implantaram o sistema de Pets, onde começou inocente e terminou com o uso de habilidades, onde o jogador que pagasse por elas mantinha mais vantagens extras.


No dia 10 de maio de 2010 a Ongame acaba a licença que tem com a Softnyx, onde a empresa Coreana de acordo com a Ongame, não queria mais renovar o contrato. Confiram a nota oficial:

-------------------------------------------------------------------
Prezados usuários,

Informamos que a partir do dia 10 de Maio, o serviço do Gunbound Brasil, atualmente oferecido pela Ongame, será transferido permanentemente ao site da desenvolvedora Softnyx, no mesmo formato atual (GBS).

Não haverá mudanças no sistema do jogo. A única diferença é que será operado e administrado pela própria desenvolvedora Softnyx.

O motivo da transferência é a expiração do contrato de licença com a Softnyx. Como o Gunbound Brasil sempre foi um ícone na Ongame, a empresa tentou renovar o contrato com todos os esforços possíveis para continuar oferecendo o serviço. No entanto a Softnyx não quis renová-lo, notificando a Ongame da intenção de ela mesma operar e administrar o serviço do Gunbound Brasil. O servidor brasileiro (GBS) continuará separado dos demais (GIS etc), ou seja, não ocorrerá uma unificação de servidores do Gunbound.

Para evitar maiores transtornos aos nossos usuários e afim de zelar pelo nome da empresa, a Ongame está tomando uma série de medidas para minimizar essa transição:

Os usuários poderão continuar usufruindo do serviço do Gunbound sem nenhum transtorno e sem nenhuma interrupção.

A partir do dia 10 de maio de 2010, nosso site será alterado e iremos disponibilizar um "Termo de Transferência" para que fiquem cientes de todas essas alterações. Ao executar o launcher e concordar com o Termo de Transferência (no próprio Launcher), sua conta e os dados referentes ao Gunbound Brasil serão migrados automaticamente para a Softnyx, você utilizará sua conta da mesma forma, porém, na Softnyx. Visto que, não mais iremos oferecer o serviço do GBS.

NENHUM dado de sua conta será perdido (GAMEID, CASH, GOLD, AVATARES e etc.). Todos serão automaticamente transferidos sem nenhuma alteração, do jeito que se encontram até a data referida nos arquivos da Ongame.

Lembramos que, a partir do dia 10 de maio de 2010, a Softnyx será a responsável por toda a operação e administração do jogo, inclusive por questões jurídicas em relação ao serviço do jogo aos usuários brasileiros. Qualquer solicitação, reclamação, ação referentes e relacionados ao jogo Gunbound Brasil deverá ser destinada à Softnyx.

De modo a oferecer maior comodidade aos usuários, mesmo após a transferência, a Ongame continuará a fornecer o serviço de loja virtual para o Gunbound durante um tempo a ser definido, o qual será devidamente informado aos usuários. O serviço será oferecido na forma de PIN CODE a partir do dia 10/05.

Durante esse último mês em que o Gunbound estará conosco, faremos valer a pena! Iremos fazer diversos eventos In-Game de despedida! Fiquem ligados nas notícias do site, fecharemos as atividades do Gunbound em grande estilo.

Nossos GMs estarão prestando total atenção nos fóruns, então, fiquem atentos aos mesmos e tirem suas dúvidas. Agradecemos à todos pelo tempo que estiveram presentes com a Ongame no Gunbound e esperamos que isso possa ir além, em outros jogos que distribuímos gratuitamente pela Ongame.

Atenciosamente,

Equipe Ongame / Gunbound Brasil
-------------------------------------------------------------------


Muitos pensaram que pelo fato de a empresa que fazia as próprias mudanças no jogo assumir o comando teriam mais chances de adaptação ao que a nação inteira gostaria, mas aconteceu o contrário e  os itens 2 foram apenas o começo, de uma série de atualizações que em vez de remediar o que estava debilibitado, jogaram de vez o jogo no fundo do poço. Além dos bugs, lags, desvantagens, ainda ocorreram mudanças técnicas que atrapalhavam, como a mudança drástica do vento a cada turno, entre outras desvantagens do Season 2 estão:

Mobile Up, Avatares com todas as categorias cheias, Habilidades extras para Pet, Habilidades Extras para certas categorias de mobiles, Itens de dano enormes automáticos, Paralização da mira do oponente, pagamento para usar mobiles, entre inúmeros outros itens que tornam impossível a vitória de um jogador que usa apenas o Gold (moeda ganhada em partidas), ou seja, de jogadores que realmente estão jogando, e que são importantes, pois atraem mais players.






 Novos Mobiles Inúteis

Achando ainda que não tinha estragado acabado com inúmeras divertimentos do jogo, a Softnyx lança os 4 mobiles, mais inúteis de todos os tempos, 2 deles (Princess & Assassin) são impossíveis de jogas apenas com o mouse e ainda são privados e os outros 2 (Carrior & Shadow Walker) são liberados, mas não tem o menor sentido ter mobiles que tem péssima jogabilidade (digna de um estagiário inicante em programação de game), aparência física horrível, soltam tiros extremamente simples e que não causam quase nada de dano.



Aonde ficou a estratégia de se combinar um avatar para um certo tipo de partida se facilmente você compra um avatar "full" em tudo? A credibilidade dos avatares raros que existia na Ongame foi perdida, já que em quase todos os eventos, os mesmos avatares que só viam-se em anos, são disponibilizados frequentemente e expostos nos eventos como pouco abundante? Onde estão os eventos em que todos possam participar e não apenas os que gastam dinheiro com o jogo e até os que não tinham condição pra recarregar Cash conseguia em eventos? Qual avatar de Gold compatível com os de Cash pode ser comprado hoje em dia?

O que não faltam , são depoimentos no fórum oficial de jogadores para um sistema mais justo como esse aqui. Todos esperavam e comentavam sobre colocar como opção de sala onde existisse o bloqueio de todas essas vantagens (Item 2, Skills, Itens de mobile, Todos esses itens extras, Avatar Off, Avatares com níveis de competitividade), onde jogadores que quisessem um "jogo limpo"pudessem desfrutar o melhor lado do Gunbound, mas fizeram isso sem sucesso, implantando apenas a retirada dos itens 2 e deixando todas as regalias para os cashers (usuários da moeda em real (R$) do jogo).

Não foi surpresa a queda do Gunbound e todos os usuários ainda aguardam por partidas que realmente valem a pena jogar, em que possamos nos divertir e manter o jogo, o caminho para isto é impossível ficar mais claro e ainda não entendem porque os Private Servers estão lotados!


Fontes & Referências:

http://megadigita.webnode.com.br/news/sucesso-absoluto-no-brasil-gunbound-parte-para-a-segunda-temporada-de-world-champion-com-muitas-novidades-/productscbm_276460/4/
http://melhorquetv.wordpress.com/2010/02/20/que-tal-jogar-o-antigo-gunbound/
http://blogs.forumpcs.com.br/espaco_aberto/2006/01/13/novo-gunbound-esta-quase-pronto/
http://forums.tibiabr.com/archive/index.php/t-45369.html
http://adrenaline.uol.com.br/games/noticias/975/gunbound-tem-novidades.html
http://www.psnation.com.br/t1675-release-nova-atualizacao-do-gunbound-promete-agitar-a-diversao-dos-usuarios
http://www.cadeogame.com.br/Noticia/4662/No-Brasil,-Gunbound-Season-2-chega-dia-22-de-abril
http://zonaneutra.wordpress.com/2009/03/31/ongame-atualizacao-gunbold/
http://forum.softnyxbrasil.com/default.aspx?g=posts&t=3424
http://forum.softnyxbrasil.com/default.aspx?g=posts&t=985

2 comentários:

  1. Clap Clap Clap! Peguei até o WC, esses dias bateu saudade, depois de anos e comecei a jogar um servidor brasileiro (WC) de vez em quando... Vc tambem foi mt fã né, vi pelas opiniões que postou... Se quiser jogar um pouco me add no skype ai: talkluisfernandojr vai ser um prazer relembrar os velhos tempos... rs

    ResponderExcluir
  2. Essa historia do DuduMagick é mentira D: o pessoal do LaFirma que foi preso teve que ser solto por falta de provas, tinha um processo rolando e tals mas eu não falei mais com eles sobre o assunto (eu não era do LaFirma mas cheguei a jogar com alguns deles, inclusive um dos acusados era o dono da maior comunidade de GB do falecido orkut mesmo depois do ocorrido). Rede Globo como sempre um lixo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.